É interessante como o Carnaval, a exemplo de outros eventos, coaduna muita alegria, tranquilidade, riqueza, gera emprego, melhora as metas e a saúde mental, e também traz proporcionalmente o inverso, deixando muitas famílias tristes

Em época de Carnaval, os riscos são potencializados pela euforia de participar deixando de lado as precauções.

Sobre os desfiles, há um link do site/app “https://www.blocosderua.com/” com a agenda e rotas dos blocos de foliões da cidade de São Paulo/SP.

Quem trabalha em outra cidade deve verificar a respectiva agenda e rota.

Considere, também, que os locais específicos de desfile, mesmo aquele em ambiente reservado para essa finalidade, causa algum transtorno no bairro.

 

Exemplos de impacto significativo nas operações de segurança:

 

  1. Com ruas e avenidas no entorno do cliente/base bloqueadas parcialmente ou totalmente, pode haver atraso:

 

  1. a) Dos colaboradores por conta do desvio dos ônibus e da mesma forma;

 

  1. b) Vai dificultar a chegada da Polícia Militar, Bombeiros, Ambulância, Defesa Civil, entre outros órgãos públicos e de Segurança.

 

  1. c) A depender do endereço, os caminhões ficarão distantes e o transporte seguirá a pé, seja em carrinho ou nos braços, contribuindo com a criminalidade.

 

  1. d) Teremos uma pitada de tensão nos envolvidos com as entregas e coletas do ifood, e-commerce, medicamentos, produtos e matérias-primas, por conta da correria.

 

  1. e) Nesse sentido, os profissionais das portarias/recepções serão pressionados a agilizar acessos, potencializando falhas de procedimentos como erros de cadastros, liberação indevida, engenharia social, acesso indevido de pessoas, saída de pessoas pelo acesso de veículos, saída e entrada de materiais sem nota fiscal, resultando em inevitáveis perdas e incontáveis incontroláveis conflitos, podendo evoluir para crises.

 

  1. Somam-se a tudo isso as fortes chuvas, raios, alagamentos, quedas de árvores, queda de energia e como consequências terríveis teremos a pane nos sistemas e equipamentos de segurança e infraestrutura física.

 

Recomendações e objetivos deste artigo:

Ampliar a discussão preventiva acerca de momentos festivos que baixam a guarda das pessoas.

Alertar os gestores de segurança e provocar reflexões e, se for o caso, revisão no planejamento de segurança, incluindo um procedimento especial para incutir nas pessoas os cuidados básicos de segurança pessoal, seja na empresa ou nos desfiles.

Rever o plano tático avaliando cuidadosamente as vulnerabilidades e ameaças frente a segurança das pessoas, segurança física das instalações e, acima de tudo, rever ou elaborar a avaliação de riscos com diretrizes da ABNT NBR ISO 31000.

Fortalecer a cultura de prevenção de perdas, riscos e segurança, com DDS (Diálogo Diário de Segurança), folhetos, banners, palestras, pílulas do conhecimento entre tantas outras técnicas incluindo a integração estruturada.

E por último, mas muito importante, muito importante, mesmo, é o treinamento em modalidades diversas com foco em simulações para atender o contexto e assim girar a ferramenta de gestão PDCA (Plan (planejar), Do (fazer), Check (checar) e Act (agir corretivamente).

Um dos protocolos da equipe de segurança é atender com hospitalidade e agilidade, seguindo obrigatoriamente o fluxo previsto no POP (Procedimento Operacional Padrão), minimizando os riscos, mantendo todos seguros.

Atenção nos desfiles

É imprescindível, também, que cada um cuide de si mesmo:

– Beba água à vontade, evitando desidratação. Garanta que o recipiente esteja lacrado no momento da compra.

– Nunca descuide do seu copo ou da sua garrafa, lembrando que aceitar bebida de estranhos aumenta seus riscos. Já ouviu falar do golpe “boa noite, Cinderela”?

– Procure fazer o deslocamento com amigos, seja por transporte público ou por aplicativo. Leve o básico e não carregue celular e carteira à vista de todos. Mantenha tudo oculto.

– Evite acompanhar estranhos para locais desconhecidos, como forma preventiva contra espertinhos.

Segurança é responsabilidade de todos.

Que venham muitos Carnavais com Integridade, Saúde e Segurança!

 

Por: Teanes Silva